Aparição de escorpiões preocupa moradores de Potirendaba

Posted by at 18:31 Comments Print

A aparição de escorpiões em um bairro de Potirendaba tem preocupado a população da cidade. Na noite desta quarta-feira (18), a mãe de Bruna (foto) encontrou um animal amarelo, uma das espécies mais venenosas, ao lado do berço da criança.

Márcia Aparecida Marion Ferrari é dona de casa e não desgruda da filha que tem apenas três anos de idade. Elas moram no bairro Santos Reis e no local ainda há vários terrenos vagos que, segundo moradores, pertencem ao próprio município.

A casa da Márcia é toda cercada com muros com mais de dois metros de altura e não há quintal. Com medo, a mulher chegou a instalar borrachas nas portas para impedir a entrada dos bichos. “Já apareceu escorpião aqui umas cinco vezes. Da última vez que reclamamos, funcionários da prefeitura vieram e falaram que a gente tinha que colocar galinhas no quintal. Eles até fizeram a limpeza no lote, mas isso já faz quase quatro anos e o problema voltou”, conta.

O lote que Ferrari se refere fica do outro lado da rua, no fundo da casa dela. “Eu acredito que ele (escorpião) tenha subido pelo muro, entrado pela janela do quarto e se escondido aqui no quarto. Meu marido encontrou ele do lado do berço da minha filha”, diz.

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo é um animal típico do Sudeste do Brasil e é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Segundo especialistas, os escorpiões são animais carnívoros e têm, geralmente, hábitos de sair à noite, quando caçam e se reproduzem.

A mãe da pequena Bruna não é a única que vive com medo no bairro. A aposentada Aparecida Beloti Carniel que mora cercada por lotes vagos, há um quarteirão da Márcia, diz que já matou mais de dez animais, todos amarelos, dentro de casa e no quintal. “Aqui aparece de todos os tamanhos. Desde o mais pequeno até o maior. Já chamamos a vigilância aqui, mas não fizeram nada. Então o jeito é nós mesmos matar e conviver com o medo de ser picado por um bicho desses”, comenta.

Em nota, a prefeitura de Potirendaba informou que o Controle de Vetores da cidade está realizando mutirões diariamente no município. Limpeza em terrenos baldios também são medidas feitas pela prefeitura e todo caso de reclamação em relação a animais peçonhentos é disparado uma equipe para que haja investigação do fato ocorrido.

Trecho da nota diz ainda que a limpeza dos lotes particulares é de responsabilidade dos proprietários.
(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts