Ano Novo… Muita calma nessa hora!
Posted by Da Gazeta do Interior at 18:57
Por: Rodrigo Mansil
O fim do ano cria a obrigação moral de ser feliz, de estar bem com a família, de gastar dinheiro em presentes. Mas esse comportamento nada mais é que uma convenção social. Liberte-se.
Já está tudo pronto para o Natal? E para onde você vai no Ano Novo? Como está orçamento para 2013 ? Já conseguiu se desligar ?É impressionante como somos metralhados por perguntas assim nesta época de festas. Do cardápio da ceia até os planos para a carreira , tudo parece ter uma importância superdimensionada e uma urgência insuportável.
O fim do ano acabasendo sinônimo de um alto nível de estresse, ansiedade e irritação. Muita calma nessa hora. Como diz Chico Buarque na canção “Futuros Amantes”: “não se afobe não que nada é pra já”.
Vamos entender o porquê desse desespero desnecessário? O fim do ano se parece com o fim do mundo (que para alegria de alguns e tristeza de outros não acabou). Ecoa pânicos e esperanças ancestrais. Cultura e comportamento que se repetem ao longo dos séculos. É tempo de despedida, vivência de luto por momentos que não voltam mais. É quando o coração fica mais sensível para perdoar, fazer promessas de mudanças. Também é intensa a busca pelo novo, pela sorte, pelo desconhecido, por mais um ano de vida. É a esperança impregnada no inconsciente coletivo de que tudo zera e começa outra vez.
O fim do ano cria a obrigação moral de ser feliz, de estar bem com a família, de gastar dinheiro em presentes. Mas esse comportamento nada mais é que uma convenção social. Liberte-se. Já reparou que sempre tem umas luzinhas quebradas e apagadas no pisca-pisca? Pois é, o fim de ano é assim: a ideia é ser algo brilhante e divertido, mas a gente acaba se estressando. Tudo por causa da obrigação de ser feliz.
Naturalmente desejamos tudo o que não temos.: o emprego dos sonhos, a pessoa amada, dinheiro… Nosso desejo de ser feliz está na “falta de”. E, quando conseguimos realizar algum desses anseios , automaticamente surge outro desejo em seu lugar.
Portanto, felicidade é atitude. Há pessoas ricas e infelizes e gente que não tem quase nada, mas irradia alegria. Felicidade é busca. Somos sempre peregrinos nesse caminho de busca interior. Observar verdadeiros milagres que acontecem todos os dias em nossafamília, em nossa comunidade e em nós mesmos pode ser uma importante fonte de inspiração.
Felicidade é aqui, agora, e para todos. Não adianta apenas ficar preso a momentos felizes do passado ou projetar um futuro fantástico. O dia de hoje é o mais importante da sua vida, pois é o único em que você pode viver plenamente.
Natal não é nascimento ? Ano novo não é renovação? Esta sim é a verdadeira mensagem. Interessante pensar assim: a felicidade não é só o objetivo alcançado, nem a chegada oupartida, a felicidade não está só no sucesso, na cura da doença, na superação das problemas. Ela é simples e está muito evidente. A felicidade é o caminho.
Related Posts
-
Região de S. J. do Rio Preto (SP) volta para fase laranja do Plano São Paulo
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
15 Jan , at 1:34 PM
-
Moradores de Guapiaçu (SP) pedem melhorias em itinerário de transporte coletivo na cidade
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
15 Jan , at 7:40 AM
-
Potirendaba (SP) já possui quase 140 casos de COVID-19 e uma morte só agora em janeiro
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
15 Jan , at 7:05 AM
-
Bandidos roubam R$ 15 mil em joias de casal de Potirendaba (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
14 Jan , at 12:21 PM
-
Temporal provoca enchentes e alagamentos em avenidas de Bady Bassitt (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias, Vídeos
14 Jan , at 9:26 AM