Aniversário de SP tem shows, ‘rolezinhos’ e manifestações

Posted by at 9:22 Comments Print

São Paulo comemorará seu aniversário de 460 anos com eventos culturais, “rolezinhos” e protestos.

Cerca de 23 mil pessoas confirmaram presença em uma manifestação às 17h no vão livre do Masp, contra a realização da Copa 2014.

Atos semelhantes também foram marcados em cidades como Rio, Brasília e Curitiba.

Um grupo de moradores de Santa Cecília, no centro, fará uma passeata pelo fechamento do trânsito de carros aos sábados no Minhocão, inaugurado há exatos 43 anos.

Hoje, isso ocorre aos domingos e feriados. Durante a semana, o Minhocão também fecha das 21h30 às 6h.

“A gente não entende o motivo de fechar no domingo e não no sábado”, diz o gerente de contas Demétrio Atra Neto, 36, morador de Santa Cecília desde que nasceu.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) explica: para incluir um dia na restrição, a Câmara precisa alterar uma lei de 1996 que determinou os horários do Minhocão.

A passeata, que começa às 14h na rua Helvétia, será ao som do bloco de Carnaval Filhos da Santa. Outros grupos também devem participar.

‘ROLÊ’ E CULTURA

Além dos protestos, dois “rolezinhos” estão marcados para as 14h no parque Ibirapuera. Até ontem, mais de 6 mil pessoas haviam confirmado presença nos dois eventos.

As ciclofaixas de lazer também funcionarão hoje. Contudo, a CET informa que, a pedido da Polícia Militar, em razão dos protestos programados para o dia, não ativará alguns trechos dos circuitos.

Não funcionarão a ciclofaixa de lazer do centro, nem os trajetos das avenidas Paulista, Bernardino de Campos e Liberdade e na rua Vergueiro.

Na ciclofaixa da zona leste, o retorno na avenida Calim Eid será feito junto à rua Benedito Otoni. Os demais trechos funcionarão normalmente.

A prefeitura montou uma programação especial de eventos culturais para a comemoração. Shows, exposições e passeios acontecerão em todas as regiões.

O palco principal da festa será na praça da República (região central), onde Paulinho da Viola toca a partir das 17h, seguido da banda Os Opalas e convidados.

(Foto: Divulgação)

(Fonte: Folha de S. Paulo)

Destaques Nacional Últimas Notícias ,

Related Posts