Alunos de escola municipal de Uchoa recebem exame de vista e até óculos de graça

Posted by at 12:08 Comments Print

Alunos de uma escola municipal de Uchoa estão recebendo exames de vista de graça e até óculos. Ao todo, são cerca de 560 estudantes que passarão pelo exame para saber se precisam ou não usar óculos.

O projeto “Novos Olhares” é uma iniciativa do Rotaract Club, empresas, entidades e um hospital particular de São José do Rio Preto em que realizam exames de visão em crianças e adolescentes de escolas públicas de cidades da região. A escola municipal professora Hermínia Rodrigues Mafra, do bairro São Miguel de Uchoa, foi uma das escolhidas para participar do projeto.

Segundo a diretora da entidade, Silvia Zanetoni, a iniciativa é importante porque melhora o desempenho do aluno em sala de aula. “Nós temos muitos casos de alunos que não conseguem enxergar a lousa e isso, consequentemente, atrapalha o desenvolvimento do aprendizado dele. Essa é uma excelente medida para melhorar a qualidade dos alunos”, explica.

Esta não é a primeira vez que os exames são realizados na escola, segundo a diretora. Em uma sala da unidade, especialistas realizam os testes oftalmológicos e de acordo com o diagnóstico, o aluno é encaminhado para o hospital de Rio Preto, onde tem direito a até a escolher o óculos que quer usar.

O estudante Leonardo Pereira Sanches, do sétimo ano, usa óculos há três anos, mas aproveitou para realizar o exame e ver se está tudo certo. “É horrível não enxergar, então tendo a oportunidade de fazer o exame e ver se está tudo bem com os olhos é muito importante”, explica.

A avó do adolescente, Elizabete Pereira, diz que o neto usa óculos há três anos e o acessório ajudou ele ainda mais no aprendizado. “Ele já é um excelente aluno e enxergando ainda melhor ajudou ainda mais. É maravilhoso a gente saber que a escola está preocupada até com a visão dos alunos”, fala a avó.

A oftalmologista, Thaíssa Faloppa Duarte, do hospital e coordenadora médica do projeto, explica a importância do diagnóstico precoce. “É justamente na infância que várias doenças se manifestam, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismo. Enxaqueca, dores de cabeça e de estômago são sintomas, por exemplo, decorrentes de problemas na visão. A criança precisa fazer os exames preventivos com frequência, daí a importância deste projeto”, explica.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts