Aluguel de carros: conselhos para quem aluga pela primeira vez

Posted by at 8:47 Comments Print

Alugar um carro é uma ideia que passa pela cabeça de muita gente, mas nem sempre o primeiro passo é dado por receio a não entender direito as regras, taxas, obrigações e direitos envolvidos. Mesmo assim, dúvidas existem para serem esclarecidas e não deveriam fazer com que você deixe de aproveitar as vantagens deste serviço.

No artigo de hoje, vamos compartilhar dicas para que as questões mais comuns sejam esclarecidas e a resposta para a pergunta ‘devo alugar um carro’ seja, sem dúvidas, “sim!”.

1. Taxas

Fique atento às taxas que podem ser cobradas à parte pela locadora. Por exemplo, no que se refere ao combustível, sempre que você devolve o automóvel com o nível menor do que quando o veículo foi retirado da locadora, é cobrada uma taxa adicional. Por isso, o melhor é alugar o carro sempre com o tanque cheio para não ter nenhuma surpresa na hora da entrega.

2. Os preços não são iguais

Não é difícil querer procurar uma locadora mais por causa do nome ou da fama no mercado. De fato, entre as mais famosas, a Alamo, tem promoções mais do que interessantes, mas nem todas funcionam da mesma forma. Então, dê uma pesquisada pela internet e verifique qual é a mais conveniente para você.

3. Documentação Exigida

A CNH nacional pode ser usada na hora de dirigir em mais de 130 países. Caso o cliente tenha menos de 21 anos, a carteira de habilitação só é aceita se for a definitiva, com dois anos de duração. Na hora de sair do Brasil, se o destino for algum país da América do Sul, também é exigido um seguro para cobertura de terceiros, chamado Carta Verde.

4. Alugar um carro em uma cidade e devolve em outra é possível?

Sempre que a empresa escolhida tenha filiais em outras localidades, sim. Por exemplo, a Alamo possui uma vasta cobertura de unidades no Brasil e no mundo, com mais de 1000 agências, presentes em 42 países. Este é um diferencial quando se busca liberdade na hora de entregar o veículo.

5. O que a diária inclui e não inclui?

Dependendo do automóvel escolhido e do tipo de plano, os serviços e coberturas incluídos podem variar. Por exemplo, você pode alugar o carro sem seguro, ainda que esta alternativa não seja muito aconselhável. Alguns itens também são cobrados à parte, como as cadeirinhas para bebês, GPS, dentre outros.

* Fique atento sobre as modalidades de distância percorrida. Há preços diferentes para quilometragem livre e para a quilometragem controlada.

6. Se o carro quebrar, é problema meu?

Sempre que você alugar um carro e tiver algum problema mecânico ou elétrico, deve imediatamente entrar em contato com o atendimento da locadora e informar o inconveniente. A maioria das empresas de aluguel de veículos mandam um guincho ou profissional para revisar o carro.

(Foto: Ilustração)

Destaques Geral Últimas Notícias ,

Related Posts