Alta procura faz vacina contra gripe acabar em cidades da Gazeta

Posted by at 11:07 Comments Print

(Reportagem de 07/06/2019)

Por causa da alta procura, quatro dias após a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população, as doses se esgotaram em várias cidades da Gazeta. Algumas acabaram no mesmo dia em que abriu.

Algumas prefeituras até pediram o envio de doses extras pelo Ministério da Saúde, mas não devem ser atendidas. O governo federal já informou que não haverá o envio de novas remessas.

Segundo a pasta, já foram destinadas cerca de 14,5 milhões de doses para o Estado de São Paulo, para atender quase 13,3 milhões de pessoas. A vacinação dos grupos prioritários (o que inclui crianças, idosos, entre outros) ficou em cerca de 75%, abaixo da meta esperada, de 90%.

Em Potirendaba e Uchoa as doses se esgotaram na última segunda-feira (06/06/2019). Em Tabapuã as vacinas nem chegaram a ser abertas para a população, mas a procura foi tanta que era por volta das 16h também da última segunda e todas as doses já haviam se esgotado.

As coordenadorias de saúde destas cidades afirmaram que ainda possuem um pequeno estoque, porém está reservado para a segunda dose de crianças pertencentes ao grupo prioritário. Crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade) deve receber duas doses da vacina.

Na maior cidade do noroeste paulista, São José do Rio Preto, onde o índice de cobertura está em 84,3%, as doses acabaram na última terça-feira (04/06).

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts