Alerta: Chuvas de verão aumentam proliferação do mosquito Aedes aegypti

Posted by at 8:19 Comments Print

Potirendaba, 2 de janeiro de 2019

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Potirendaba orienta a população para que neste período de chuvas os cuidados para evitar a dengue devem ser redobrados, eliminando água parada nos quintais ou dentro das residências.

Parece brincadeira, mas vivemos no momento o clima favorito desse mosquito, transmissor de dengue, zika vírus e chikungunya. O tempo chuvoso, que favorece o acúmulo de água parada e a temperatura de amena para quente, que acelera a reprodução do mosquito.

Lembramos que a forma mais simples de se cuidar contra a dengue e as outras doenças transmitidas pelo mosquito, é prevenir o nascimento dele. Por isso, reserve pelo menos 15 minutos para inspecionar a casa e remover utensílios que possam acumular água. 

Além de caixas d’água completamente vedadas, é preciso atenção para a vistoria de criadouros menos evidentes, como calhas de chuva, ralos externos, vasilhas de animais, bandejas de ar-condicionado e de geladeiras, vasos sanitários desativados ou pouco usados.

Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda do apartamento, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. É importante verificar se os pneus estão sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações que podem evitar o nascimento do mosquito.

Os ovos do mosquito podem ficar aderidos às laterais internas e externas dos recipientes por até um ano sem água. Se durante este período os ovos entrarem em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça e, consequentemente, a transmissão. Por isso, é necessário lavar os recipientes com água e sabão, utilizando uma bucha.

Vale ressaltar que a ação da população é fundamental durante todo o ano, com vistorias semanais em suas casas e quintais.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)
 

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts