A importância da amizade

Posted by at 11:29 Comments Print

Anne Rodrigues

redacao@gazetainterior.com.br

Pesquisas mostram que a amizade turbina carreiras, melhora a saúde e até prolonga a vida. O que seria de uma pessoa sem ter grandes amigos?

Estar junto de pessoas que te fazem bem, que te orientam e são capazes de te reconfortar nos momentos difíceis é sempre muito bom. Ter um amigo de verdade é muito difícil, conquistar a confiança de alguém é bastante complicado.

Quando falamos em “grande amigo”, nos referimos a alguém com quem realmente se possa contar. Não é apenas o sujeito com quem se toma um café ou se faz uma piadinha sobre o chefe. É aquela pessoa para quem se pode telefonar e perguntar: “O que você faria nessa situação?”. E que, com certeza, vai responder com sinceridade, mesmo que a opinião desagrade ao interlocutor. Essa ligação cria uma aura de segurança essencial para suportar as pressões emocionais e profissionais.

Nos últimos anos, houve uma visível mudança em relação aos laços amistosos. Especialistas afirmam que a amizade passa por uma tremenda crise de identidade. No passado, a diversão se dava na companhia da família em aniversários, casamentos, festas de Natal e almoços de domingo. Hoje, os parentes têm seus próprios problemas e os casamentos já não duram tanto tempo. O afeto dos amigos se tornou uma espécie de refúgio. Assim, ampliou-se o conceito de amizade. Amigos para se divertir, para fazer coisas juntos, trocar experiências e conselhos, sem que haja um pacto de sangue envolvido, tornou-se algo extremamente desejável. Eles são importantes porque funcionam como uma válvula de escape. Lidar com coisas profundas tempo todo é pesado demais.

As pesquisas mostram que, ao longo da vida, colecionam-se 400 amigos, mas mantém-se contato com menos de 10% deles. Em média, vive-se rodeado por trinta pessoas. Dessas, apenas seis são tidas como verdadeiros amigos. Adultos passam menos de 10% do tempo com os amigos. Crianças e adolescentes, cerca de um terço.

Para a criança, os amigos da rua, do colégio ou do bairro são tão fundamentais na formação do caráter quanto à escola ou a família. Eles funcionam como um ponto de referência importante quando se está formulando uma maneira própria de ver o mundo ou de enfrentar situações novas.

Toda criança ou adolescente chegam a uma fase em que é preciso se libertar um pouco da influência direta dos pais e estabelecer diálogos com seus pares. Nesse período de busca pela autonomia, os amigos passam a ser o principal ponto de apoio. Jovens costumam viver em grupos, compartilhar penteados, opiniões ou a maneira de se vestir. Essa influência horizontal é conhecida como, um tipo de aprendizagem pela imitação. Claro que dependendo do grupo ela pode até se desvirtuar para uma má influência, mas de forma geral é saudável na estruturação da personalidade de um futuro adulto.

Está comprovado que ter a companhia de amigos reduz bastante:

  • o risco de depressão,
  • ansiedade,
  • Stress
  • sintomas degenerativos de doenças graves como Alzheimer.

E por que isso acontece?

família e amigos estimulam a comer melhor, beber e fumar menos, exercitar-se mais e procurar médicos com mais freq├╝ência. Além disso, o círculo social eleva a auto-estima, melhora o bem-estar e reforça os mecanismos de defesa em tempos difíceis.

a presença de um amigo ao lado do voluntário diminuía o stress psicológico na hora de resolver questões que requeriam maior habilidade mental.

A força real da amizade virtual

Há poucos anos, no alvorecer da internet, temeu-se que as relações virtuais iriam suplantar o contato real. A idéia era a de que cada um se encerraria no mundo virtual, sem abrir espaço para amizades verdadeiras. Não foi o que ocorreu. Ferramentas on-line como sites de relacionamento, blogs, fotologs e chats se mostraram poderosos mecanismos de ampliação dos contatos sociais, laços de amizade e até casamentos.

A possibilidade de conhecer novas pessoas na rede é um ponto importante. Mas não é só isso. A internet se tornou um espaço público de exposição, onde é possível publicar idéias ou detalhes da sua vida pessoal que de outra maneira ficariam restritos a um círculo fechado. É uma forma de ampliar alguns aspectos da vida para uma dimensão mais visível.

Esta é a moeda de troca nos sites de relacionamento: você expõe um pouco sua intimidade, eu exponho a minha, e assim se criam vínculos. Bons amigos virtuais podem ser de grande valia para a vida pessoal e profissional.

A importância de uma amizade é indescritível. Ter alguém do seu lado nos momentos de alegria é muito fácil, difícil mesmo é encontrar alguém perto de você quando o mundo está desmoronando na sua cabeça. Quando uma pessoa te apóia num momento difícil, saiba que é uma amizade verdadeira, a pessoa que irá te deixar ciente que você nunca estará sozinho.

Um amigo é algo precioso. Há amizades que duram a vida toda, mesmo quando predomina a distância, pois bons amigos nunca se separam realmente.

(Fonte: Ser Psicologia)

 

Destaques Entretenimento Últimas Notícias , , ,

Related Posts