87,8% dos leitores da Gazeta afirmam que aulas só devem ser retomadas em 2021

Posted by at 10:15 Comments Print

Terça-feira, 29 de setembro de 2020

Em uma enquete produzida pela Gazeta do Interior, 87,8% dos entrevistados afirmam que as aulas só devem ser retomadas a partir de 2021. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deixou para que os municípios tomem esta decisão.

No questionário o jornal perguntava se “você é a favor da volta às aulas em 2020?”. Dos 289 votos, 254 pessoas disseram não (87,89%) e outras 35 sim (12,11%).

Na semana passada, o governador Doria anunciou que a decisão de efetivar a volta às aulas presenciais nas escolas do estado ficará sob responsabilidade dos prefeitos de cada município. Aqui na região, a prefeitura de Uchoa já anunciou que as aulas só serão retomadas a partir de 2021.

No anúncio feito durante uma coletiva direto do Palácio dos Bandeirantes, Doria disse que a volta das aulas para o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocorrerá no dia 7 de outubro e para o ensino fundamental no dia 03 de novembro. O governador aproveitou ainda para anunciar a liberação de R$ 50 milhões para a manutenção das unidades de ensino.

“O plano de volta às aulas em 7 de outubro para escolas estaduais, municipais e particulares está mantido. A rede estadual manteve a volta no ensino médio e da EJA. No ensino fundamental, a volta está programada para 3 de novembro. A decisão de começar pelo ensino médio é que essas etapas são as mais afetadas pela evasão escolar, que prejudica especialmente os estudantes mais pobres”, disse Doria.

Porém, a decisão de efetivar a volta às aulas nas datas que foram divulgadas e liberadas pelo governo, está sujeita as decisões municipais. “Como governador quero reforçar que a volta às aulas, tanto na rede estadual, quanto municipal e particulares, está condicionada à autorização dos prefeitos de cada um dos 645 municípios do estado”, falou o governador.

A educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental poderão ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Já os alunos finais dos ensinos fundamental e médio terão o limite máximo de 20%. Na rede estadual será permitido apenas 20% dos estudantes em todas as etapas.

Em Uchoa, a prefeitura anunciou que as aulas presenciais na rede municipal só serão retomadas em 2021. A cidade é a primeira da região noroeste paulista a realizar o anúncio.

Segundo o município, uma pesquisa foi realizada na cidade, onde pais foram ouvidos. 1.451 pais responderam o questionamento e apontou que 94,9% deles são contra a volta das aulas este ano.

Após uma reunião com autoridades de saúde do município, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação decidiram pelo não retorno das aulas presenciais em outubro. O prefeito da cidade, Will de Carvalho, que também é professor, assinou um decreto para que as aulas não fossem retomadas.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts