500 mi de animais morrem todos os anos em rodovias e vicinais do Brasil

Posted by at 6:50 Comments Print

Entre 400 e 500 milhões de animais da fauna silvestre morrem todos os anos atropelados nas estradas brasileiras. Embora pareça exagerado, o índice é real e faz parte de um levantamento feito por um biólogo da Universidade Federal de Lavras, no sul de Minas Gerais.

É comum e indispensável às pessoas utilizarem as estradas vicinais em nossa região. Porém, nem sempre a pista está bem conservada ou sinalizada, por isso, a atenção tem que ser redobrada e andar no limite de velocidade são os principais itens de segurança para fazer uma viagem tranquila.

O maior número de mortes ocorre à noite, porque os faróis dos carros provocam cegueira momentânea nos animais. Surpreendidos pelo facho de luz em meio à escuridão, eles ficam imobilizados, em vez de fugir.

A Polícia Militar de Uchôa alerta que ao se avistar algum animal é indispensável ligar para o 190 e solicitar a viatura até o local, para então, os policiais tentarem localizar o proprietário do animal. Caso não seja possível, a PM pode conduzir o bicho até um local seguro para evitar acidentes.

Tragédia como registrada no mês de março, onde o jovem André Luiz Luciano Pereira, 27 anos, morreu depois em que o carro que ele estava bateu em um cavalo na rodovia que liga Tabapuã a Uchôa. A polícia fala ainda que é praticamente impossível localizar o proprietário do animal atropelado, já que ele não tinha identificação.

O dono do animal está sujeito a ser enquadrado na Lei de Omissão de Cautela na Guarda ou Condução de Animais, podendo ficar de dois a dez meses preso ou pagar multa.

A polícia de Uchôa disse que já recebeu algumas solicitações após o acidente de André de animais na pista e eles foram até o local para tentar solucionar o problema.

Sabemos que não dá nem para culpar os motoristas pelos acidentes, porém a estrada é que não deveria estar ali.

(Matéria publicada na edição impressa da Gazeta do Interior do mês de abril)

(Foto: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts