1º de maio obriga comércios da região a não trabalharem neste domingo

Posted by at 10:38 Comments Print

Feriado é bom, não é verdade, mas os comerciantes não gostam, pois segundo eles perdem faturamento. Mas agora imagina o feriado cair de domingo como este 1º de maio e mesmo assim eles serem impedidos de trabalhar?

É o que vai acontecer em todos os comércios da região do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Säo José do Rio Preto). Comércios que costumam abrir aos domingos não poderão trabalhar devido ao feriado.

Josimar Farinassi é dono de um serve festas em Potirendaba e fala que o domingo é o principal dia de trabalho dele da semana. “Nosso movimento de comércio é aos fins de semana. Vamos perder uma média de 30 a 40% do faturamento”, explica.

Na cidade, a Associação Comercial e Industrial (ACIP), fixou cartazes alertando que os comércios não abrirão neste domingo. A Gazeta do Interior consultou em vários locais e apenas setores emergenciais como farmácias poderão trabalhar normalmente.

Uma lei federal estabelece que as lojas só podem abrir suas portas em feriados se estiverem munidas de lei municipal e de convenção coletiva (acordo entre sindicato patronal e de empregados) que autorizem a abertura. Até então, a lei municipal bastava para garantir a abertura. As autuações podem variar entre R$ 40 e R$ 4 mil e dobram em caso de reincidência.

“Fazer uma lei que beneficia os comerciantes ninguém faz, mas pra tirar nosso faturamento e nos prejudicar todos fazem. Não entendo porque proíbem a gente de abrir sendo que arcamos com as despesas trabalhistas como horas extra e entre outros encargos”, fala o dono de um supermercado que prefere não se identificar.

Em São José do Rio Preto, um dos principais pólos comerciais da região noroeste do Estado, nenhum shopping ou hipermercado que costuma abrir aos domingos poderão trabalhar neste 1º de maio.

(Foto: Gazeta do Interior-arquivo)

Destaques Economia Últimas Notícias , ,

Related Posts