11 cidades da Gazeta somam 178 casos e 13 mortes provocadas por COVID-19

Posted by at 16:07 Comments Print

Terça-feira, 09 de junho de 2020

Em pouco mais um mês os números de casos de COVID-19 dispararam nas cidades de circulação da Gazeta do Interior. Até agora já são 178 casos positivos e 13 mortes provocadas pelo vírus.

Na edição impressa da Gazeta de abril de 2020, apenas Bady Bassitt, Cedral e Ibirá possuem cinco casos confirmados da doença no total. Do dia 04/05 até hoje, os números subiram quase 3.500% e 13 pessoas morreram.

Até o último balando divulgado pelas Coordenadorias e Secretarias Municipais de Saúde nesta última segunda-feira (08/06), as cidades com o maior número de casos são Guapiaçu com 56, Bady Bassitt com 37 e Tabapuã com 33 e, por estarem muito próximas da vizinha São José do Rio Preto, os números não param de aumentar. Grande parte dos pacientes confirmados, em toda a região, são profissionais da saúde ou que tiveram contato com a alguma pessoa que trabalha na linha de frente ao combate.

Guapiaçu é o município que mais preocupa com o crescente número de casos e mortes. O primeiro caso foi confirmado no dia 04/05 e desde então a cidade enfrenta um verdadeiro surto da doença.

Nos 27 dias de maio a cidade teve 35 casos do vírus e três mortes. Nestes nove dias de junho, o município já possui 21 pessoas infectadas e duas mortes.

Só em um Lar de Idosos da cidade, 27 pessoas, entre funcionários e internos foram contaminados pelo vírus. Dois idosos do local infelizmente acabaram morrendo.

Em seguida vem Bady Bassitt, que apesar do alto número de contaminados, houve uma diminuição no número de confirmações nas últimas semanas. Enquanto a cidade fechou maio com 26 casos confirmados e 4 mortes, do dia 01 até agora foram 7 infectados e nenhuma morte.

Tabapuã está em terceiro lugar na região com o maior número de casos e com aumento diário de confirmações. Em maio, o município havia registrado apenas 8 casos de COVID-19 e agora em junho já são 25 pessoas contaminadas, um aumento de mais de 200%.

Na cidade, um vereador e um comerciante tiveram contato com diversas pessoas e a Secretaria Municipal de Saúde acredita que isso possa ter provocado o aumento no número de casos. Até agora, 95 pessoas continuam em quarentena no município.

Nos demais municípios os números estão controlados, sendo registrados 52 casos desde o começo da pandemia. Nova Aliança é o único município da região que felizmente ainda não possui nenhum caso confirmado da doença.

Diante da falta de credibilidade no número real de casos de COVID-19 no Brasil, a Gazeta do Interior afirma que a veracidade dos fatos é uma prioridade em seu jornalismo. Reitera que todos os dados divulgados em suas reportagem sempre foram obtidos diretamente com cada secretaria ou coordenadoria municipal de saúde e não através do Estado ou do Ministério da Saúde.

(Foto: Editoria de Artes/Gazeta do Interior)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts